Tive a oportunidade de realizar um test-drive de 2 dias a uma Scooter que pretendo adquirir mas o Gaspar(Ministro Finanças) e outras situações impediram-me de a adquirir e tive que adiar (talvez 2014) a aquisição.
Assim agradeço à Motodiana e também ao Daniel por me terem proporcionado esta oportunidade.
Estou a falar da bela Honda Integra!
Deixo agora a minha opinião resultante do ensaio.
Foi um total de aproximadamente 280 km percorridos de puro prazer de condução.
Eu já tinha efectuado um teste mais curto mas não há nada como fazermos 100km de uma vez para realmente sabermos os que estamos a comprar. Todos os test-drive deveriam ser assim.
A Integra tem um design muito atractivo e jovem, não parece uma scooter quando estamos perto dela e muito menos quando vista de longe. As malas dão a sensação de mota de turismo. Pessoalmente a cor que gosto mais é a preta como mostra a imagem anterior.
O motor tem um binário invejável e sobe de rotação com muita facilidade.
O arranque é fulminante e em poucos segundos rolamos a 120km\h, proporcionando elevadas prestações aliadas a consumos reduzidos.
A Integra curva muito bem, aconchega-se ás curvas e não luta contra a inclinação, sempre que entramos nas curvas o movimento natural é inclinar proporcionando bastante confiança ao condutor.
Gostei da travagem conjunta que é bastante potente, no entanto, quando se acciona só o travão dianteiro penso que fica aquém das expectativas.
Devido ao motor ter um binário muito elevado o acelerador torna-se muito sensível, isto é, para realizarmos um condução suave temos que acelerar milimetricamente, senão o condutor, é presenciado com doses massivas de binário. Se o objectivo for arrancar com força o condutor já está preparado e não se nota o esticão. Aliado a este pormenor temos que a baixa velocidade de cidade a caixa esta sempre a alternar entre 2ª e 3ª, provocando que o motor se engasgue um pouco.
Penso que este pormenor do acelerador poderia ser resolvido se fosse electrónico, o que permitiria que a electrónica filtrasse os movimentos do acelerador e proporciona-se uma condução mais descontraída quando se quer arrancar calmamente sem ter que regular milimetricamente o acelerador.
Notei que para pessoas dee maior estatura que o joelho bate na carnagem frontal quando passamos em buracos ou passadeiras elevadas, isto só me aconteceu na cidade, na estrada nunca me aconteceu. Aliado à carnagem, também notei que não consigo esticar as pernas totalmente.
Não era um dia de verão de Agosto mas já estava algum calor, notei que o calor do motor passa para as pernas. Não é um problema muito grave visto poder desviar as pernas para fora da carnagem e refrescar mas estava á espera de não sentir nada. Talvez um pouco mais de isolamento daqueles plásticos não fizesse mal.
Em relação á aerodinamica acho que se o o ecrã de protecção fosse regulável não teria nada a perder.Se o ecrã tivesse mais uns 5 cm concerteza faria a diferença. No entanto a Integra tem um estabilidade imprecionante, mesmo com vento cruzado onde é muito difícil destabiliza-la.
Não vou afirmar que não há outras opções à integra e por isso concluo que preciso de realizar mais 2 test-drive :
– Yamaha Tmax
– Suzuki 650
Mas a integra tem tudo o que procuro numa scooter e recomendo-a com facilidade.
Estou totalmente de acordo com a opinião formada depois do ensaio realizado. Comprei recentemente uma INTEGRA 700 D com 3.000km, com a qual fiz apenas 100kms. Estava habituado a 143cv e agora… Para não notar esta grande diferença de potencia, apenas consigo andar em S pois no D nota-se realmente pouca força, parece que “engasga”! No que diz respeito ao banco, com os meus 1,78m chego “relativamente” bem com os pés ao chão, já o mesmo não acontece c/o meu filho pois tem apenas 1,60m. Vi algures que haveria um novo banco que havia sido “redesenhado” para colmatar esta situação, será que existe mesmo este banco?
Agradecendo desde já os seus comentários
Cpts
JMoreira
Eu optei pela Integra 750 devido a dois factores. O banco ter sido redesenhado e ter mais espaço para as pernas. Pois na 700 batia com os joelhos na carnagem frontal. Existem muitos estufadores que fazem excelentes trabalhos nos bancos da Integra.
Neste endereço pode ver imagens de um banco rebaixado 2 cms.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24298.msg90026886.html?PHPSESSID=bbbcaed33e2bc0517816ebda4405e741#msg90026886
No entanto ainda vou tentar saber o contacto de quem fez o trabalho.
O banco foi rebaixado cerca de 2cm e este trabalho foi efetuado em Auto estofos da Buraca Sr António Joaquim Rodrigues cont : 916119906